Quando o Pix foi criado, houve uma grande expectativa sobre o quanto seria fácil (ou não) fazer transações por ele. À medida que as pessoas criaram confiança, o Pix se tornou uma das principais formas de pagamento no Brasil.
Leia também:
- Dinheiro vivo para quê? Conheça diferentes formas de pagamento
- Multi cripto: parece algo complicado, mas vale saber mais
- CDI: o que é, quanto rende e como investir
Sendo criado em 2020, foi no ano de 2021 que a transação apresentou maior expressividade popular. Só para você ter uma ideia, dados do Banco Central mostram que, em 2021, o número de operações foi seis vezes maior que no ano anterior. Isso por si só já mostra o sucesso do Pix.
E pensando nisso, o texto de hoje vai te ajudar a entender melhor do que se trata o assunto. Abaixo você encontra todas as informações que você precisa para fazer Pix de forma rápida e segura. Então, vem com a gente! Boa leitura!
O que é Pix e como usar
O Pix é uma forma de pagamento instantânea nacional. Criada pelo Banco Central (BC), permite que o dinheiro seja transferido entre contas em poucos segundos a qualquer hora ou dia da semana. Além disso, segundo o BC, é prático, rápido e seguro – e se você já usou, sabe que é mesmo.
O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Para começar a usar, basta ter uma conta bancária que possa ser acessada pelo aplicativo ou internet banking de seu banco em seu dispositivo móvel (celular, notebook ou tablet, por exemplo).
É importante frisar também que para fazer transações com o Pix é necessário fazer essa escolha, cadastrando as chaves que serão usadas para essas operações. Afinal, é por meio delas que o dinheiro chegará até você.
A chave Pix pode ser seu CPF, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória. Essa chave aleatória é como se fosse um código com uma junção de letras e números emitido pelo banco, caso você escolha essa última forma de cadastro.
Os pagamentos com Pix também são super ágeis, porque o valor é depositado imediatamente depois da transação. A maior parte das instituições financeiras permite o pagamento por Pix com valores à vista. Contudo, alguns bancos têm permitido fazer seu Pix parcelado. Isso tem permitido mais tranquilidade para pagar de acordo com a condição financeira de cada pessoa.
Como faço para abrir o Pix
Atualmente, para ter o Pix basta ter uma conta bancária e acesso ao aplicativo ou internet banking do seu banco por um dispositivo móvel, como celular e notebook, por exemplo.
Depois de acessar o seu banco, você tem a possibilidade de criar a sua chave Pix. Geralmente, dentro do dispositivo do seu banco, você encontra uma área que trata apenas de assuntos relacionados ao Pix. Quando você faz o cadastro da sua chave, você já pode começar a transacionar imediatamente.
Cadastrar chave Pix
Como adiantamos antes, a sua chave Pix pode ser seu e-mail, CPF, número de telefone ou uma chave aleatória, onde o aplicativo cria uma chave única para você. Feito isso, basta guardar o seu acesso para usá-lo em futuras transações.
Também é importante frisar que você pode ter quantas chaves Pix preferir. Sendo assim, você pode ter uma chave cadastrada com seu CPF e outra com seu número de celular, por exemplo. Ou, se preferir, uma chave aleatória e uma chave com seu e-mail. Você define a sua necessidade.
Portabilidade de chaves Pix
Uma das regras do Pix é a impossibilidade de você ter a mesma chave cadastrada em dois bancos diferentes. Entretanto, você pode fazer a portabilidade de uma chave, caso deseje. A portabilidade nada mais é do que a possibilidade de você transferir uma chave de um banco para outro.
E é tão fácil você fazer esse processo, que não precisa nem pedir para o robô do Pix fazer 😅. Brincadeiras à parte, para fazer a portabilidade, basta cadastrar a sua chave Pix de outro banco no banco que você desejar. Nesse momento, você receberá uma mensagem dizendo que sua chave já está registrada em outro banco, dando a você a possibilidade de iniciar a portabilidade. Basta aceitar a opção e pronto. A portabilidade será feita em breve.
Como fazer pagamento com Pix na 99Pay
Se você ainda precisa de ajuda sobre como pode fazer os pagamentos através de sua chave Pix pela aba da 99Pay, no app da 99, calma que vamos te ajudar.
Primeiramente, por meio da sua chave, você tem três maneiras de realizar pagamentos Pix na 99Pay.
1 – Pagando com QR CODE
O QR Code é a imagem de um código encontrado em estabelecimentos físicos e também em faturas digitais. Essa imagem permite que por meio da leitura do código você seja redirecionado para uma página de pagamento. Quando redirecionado, é possível conferir dados de pagamento, como o valor da transação, e colocar a senha para terminar o pagamento.
Na 99Pay, há um botão chamado “Ler código QR” que permite que você aponte a câmera do seu celular para o QR Code e faça seu pagamento. Caso não apareça o valor, basta editar manualmente e finalizar o procedimento, terminando assim de pagar sua conta.
2 – PIX Copia e Cola
Essa versão de pagamento é parecida com a leitura de QR Code. A única diferença está em inserir as informações sobre o Pix.
Então, ao invés de ler o QR Code, você simplesmente irá colar o código relacionado ao seu pagamento na sessão de pagamento com Pix na 99Pay. Esse código geralmente é oferecido pelo recebedor do pagamento. Um exemplo de código é o código de barras.
3 – Pagamentos através da chave Pix
E por fim, a chave Pix. A chave é considerada o endereço da sua conta bancária, via Pix, como falamos em alguns momentos deste texto.
Sendo assim, quando uma pessoa faz um pagamento usando a sua chave, a sua conta bancária é o destino. Então, o Pix funciona como uma ponte para este pagamento ocorrer.
Com isso, para efetuar o pagamento com a chave, basta buscar a sessão de pagamento Pix na sua carteira digital 99Pay, inserir a chave Pix e finalizar seu pagamento.
É importante frisar, que o pagamento é instantâneo. Isto é, quando efetuado, o dinheiro cai na conta imediatamente. Esse pagamento também não possui nenhum tipo de taxa, diferentemente de outros, como transferências DOC.
Pix na 99Pay: o que fazer para aproveitar
Para garantir a sua segurança, ao fazer seu cadastro Pix na 99Pay, você precisa fornecer alguns dados, como o seu RG, por exemplo. Essa é uma verificação para te ajudar a fazer transações sem qualquer risco para você e para o seu dinheiro.
Você ainda tem alguma dúvida de que Pix na 99Pay é perfeito para você? Vem conhecer mais a proposta da 99 então! Basta baixar o app e se cadastrar na aba da 99Pay. Aproveite!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay