Muitas vezes, o grande desafio para começar a multiplicar os ganhos é justamente conseguir o valor do investimento. Infelizmente, a maioria das pessoas gasta mais ou tudo o que ganham com a renda principal, o investimento e a organização financeira ficam para depois e o bolso sempre está vazio. Como mudar isso? Vale a pena fazer empréstimo para investir?
É importante compreender que um investimento não se resume às aplicações financeiras. Se você precisa de dinheiro para obter lucro, então você está fazendo um investimento, que pode ser em títulos de Renda Fixa, Renda Variável, um negócio próprio ou simplesmente uma oportunidade de renda extra. O mais importante é encontrar a melhor estratégia para conseguir o valor deste investimento sem comprometer o lucro final.
Você vai ler sobre:
- Qual a melhor forma de investir dinheiro?
- Como fazer o dinheiro render?
- Endividado e autônomo
- Autônomo com as finanças em dia
- CLT endividado
- Como conseguir um empréstimo para investir?
Compreenda a sua realidade atual! Se você tem dívidas acumuladas, o empréstimo será mais uma conta a pagar. Quem não tem dívidas, mas também não possui uma reserva de emergência corre o risco de passar sufoco financeiro, caso o investimento não seja muito bem avaliado. São diversos fatores que precisam ser entendidos antes de fazer um empréstimo para investir. Vamos traçar um plano para tirar seu projeto do papel?
Leia também: Aprenda o método 50-30-20 e evite sufocos financeiros
Qual a melhor forma de investir dinheiro?
Antes de mais nada, você precisa entender a melhor forma de investir dinheiro, de acordo com a sua realidade financeira e seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Se você não tem afinidade com o mercado financeiro, então fazer aplicações financeiras ainda não é para você! Por outro lado, quem sonha em ser o próprio chefe, já pode considerar investir dinheiro para abrir o próprio negócio.
Ou, talvez, você não tenha o sonho de gerenciar uma equipe. O que você busca é apenas mais uma fonte de renda. Neste caso, você pode investir dinheiro para lucrar mais com uma segunda entrada de dinheiro. O melhor é optar por investimentos compatíveis com seu perfil investidor. Assim, você garante satisfação com os resultados obtidos. Infelizmente, o estresse financeiro tem levado muitas pessoas a fazer empréstimo para investir de forma equivocada.
Pesquisa realizada pela Serasa em fevereiro de 2024 mostrou que os brasileiros fizeram simulação de empréstimo no cartão de crédito, no cheque especial e em empréstimo pessoal de carteiras digitais. Embora essa seja uma prática conhecida no mercado financeiro como “alavancagem”, ela não é uma recomendação para iniciantes, que podem transformar a oportunidade de um investimento em mais dívidas.
Como fazer o dinheiro render?
Aprender como fazer o dinheiro render se torna mais simples quando consideramos os três cenários financeiros a seguir, para decidir quando vale a pena fazer um empréstimo. Acompanhe cada uma das situações e escolha a mais parecida com a sua realidade atual.
Endividado e autônomo
Essa é a realidade mais difícil para quem está pensando em fazer empréstimo para investir! Entretanto, o caminho pode ser mais simples se a sua renda como autônomo já estiver consolidada. Caso contrário, ainda não é o momento de solicitar um empréstimo!
Além disso, você precisa compreender o tamanho da sua dívida, Nada te impede de realizar um acordo, parcelar essa dívida e simular um empréstimo para impulsionar o seu trabalho como autônomo. Mas, por que é importante ter uma renda mensal estabelecida?
Grande parte dos profissionais autônomos começam a trabalhar sem uma previsão de ganhos mensal. Essa realidade não favorece um pedido de empréstimos porque você pode acumular a dívida com imprevistos no fim do mês.
Portanto, não realize um empréstimo enquanto você não estiver faturando o mesmo valor ou mais durante pelo menos três meses. Isso contribui também para você ter um pedido de empréstimo aceito.
Autônomo com as finanças em dia
Se você atua como autônomo a mais de um ano, provavelmente já consegue prever a média de ganhos que vai ter em um único mês. E, com as finanças em dia, fica muito mais fácil você conseguir um empréstimo para investir sem acumular dívidas.
O histórico financeiro de uma pessoa é fator decisivo na avaliação de um pedido de empréstimo, principalmente se você for autônomo, já que comprovar seus ganhos mensais pode ser um obstáculo. Por isso, a organização financeira é tão importante.
Profissionais autônomos com as finanças em dia são os mais indicados na hora realizar empréstimo pessoal para investir!
CLT endividado
Nem sempre trabalhar em regime CLT é garantia para evitar dor de cabeça na hora de fazer empréstimos. Muitas vezes o profissional CTL se acostuma com a renda fixa todos os meses e isso dificulta o cumprimento da dívida.
Estudo realizado pela empresa Pilla, que promove soluções financeiras para empresas e colaboradores, afirma que 63% dos funcionários CLTs estão endividados. Além disso, as dívidas por empréstimos estão no topo da lista. O motivo disso é muito simples! A solicitação de empréstimo, em muitos casos, foi mal planejada.
O mais indicado para quem trabalha no regime de Consolidação das Leis Trabalhistas e tem dívidas acumuladas é solicitar um empréstimo apenas para quitar dívidas, se os juros do empréstimo forem menores que os da dívida.
Veja bem! Para um investimento dar lucro, ele exige esforço e persistência. Você, como profissional CLT, está disposto a dedicar horas de descanso analisando investimentos ou trabalhando em uma segunda fonte de renda? Essa é a decisão que precisa ser tomada!
Mesmo o profissional CLT com as finanças em dia corre o risco de se endividar ao fazer empréstimo para investir, já que ele vai precisar adotar uma rotina diferente daquela que já está acostumado.
Leia também: Como a renda extra ajuda a realizar um projeto pessoal?
Como conseguir um empréstimo para investir?
Agora que você já compreendeu sua realidade financeira e se é ou não recomendado fazer empréstimo para investir nesta situação, deve buscar a modalidade de empréstimo que melhor se encaixa neste cenário.
Ao mesmo tempo em que um empréstimo pessoal pode parecer a melhor alternativa, não é a mais indicada para quem está endividado, uma vez que o histórico financeiro será decisivo na solicitação. Profissionais CLTs podem incluir o empréstimo consignado como alternativa, uma vez que esse tipo de empréstimo pode ser mais fácil para quem tem uma renda fixa.
Se você é um profissional autônomo e está com as finanças em dia, não perca a oportunidade de realizar uma simulação na 99Empresta, o empréstimo da 99 disponível na 99Pay, a carteira digital mais lucrativa do mercado.
A solução está disponível tanto para motoristas parceiros como passageiros. Basta você acessar o app e fazer a solicitação. Você já tem, é só usar!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay